"permite vários processos de interpretação, vários processos de imaginação. Essa é a grande virtude da arte: permitir a quem a vê ter a sua própria leitura, que pode ser ou não coincidente com a do artista"
11/01/07
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Kai Mia Mera,
ResponderEliminarApenas para lhe dizer que gostei deste seu espaço, harmonioso em tudo. Até a cor de fundo escolheu bem...
Em relação ao post e às palavras de Rui Vilar, o que eu acho mais interessante é que a própria Paula Rego que parece recusar qualquer interpretação e "aproximação" possível, à sua obra. Ainda ontem num Telejornal, e perante a presença "ameaçadora" de uma jornalista, e à pergunta feita sobre o que ela pensava da grande adesão do público à exposição, ela limitou-se a dizer que não achava nada nem tinha que achar e que ela própria nem sabe o que representam as suas telas. As pessoas gostam e gostam, e basta.
É por isso que me confundem todas essas interpretações e imaginações de que se falam por aí...
Tudo de bom,
Arqui,
ResponderEliminarFico envaidecida com elogios tão bonitos em relação e este pequenino espaço, em que apenas partilho as Coisas que mais me tocam.
Não vi a reportagem de ontem, mas o Gosto não é já em si uma maneira de cada indivíduo fazer a sua própria interpretação da Obra de Arte?, pelo menos é assim que interpreto essa frase do Rui Vilar, é evidente que haveria mais por dizer, num campo mais objectivo, mas no subjectivo o Gosto resume-se ao prazer que a Obra nos faz sentir. A artista, neste caso Paula Rego, apenas retrata o que está lá, e citando as suas palavras “Cada pessoa interpreta-o à sua maneira. Eu falo dele como o fiz. O que está lá, está lá.”, cabe ao publico apreciar os seus quadros da maneira que entende ser mais conveniente.
Espero que o meu comentário não ressoe a arrogância, a intenção não é essa, apenas queria explicar o que entendo por interpretação/ apreciação, subjectiva, da Obra de Arte.
Aguardo que visite e comente esta humilde casa em eterna construção mais vezes e que o meu comentário não o tenha afugentado.
Votos de Tudo de Bom para si e todos os que o rodeiam.
O seu comentário não é de forma alguma arrogante; eu, por acaso, é que achei muita piada às palavras da Paula Rego e à naturalidade que lhe é característica...
ResponderEliminarRealmente, o momento mais importante da interpretação é o "Gosto", não há dúvida,
Uma excelente noite,
Oki..;-)
ResponderEliminarEspero que a sua visita se repita mais vezes.
Um bom inicio de semana